Um automóvel oficial da Embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária, foi detido na fronteira com a Turquia. O veículo transportava cerca de 55 kg de cocaína, quando saiu de uma vila no sul da Bulgária e tentava entrar em território turco pelo posto de controle de Kapıkule, na região noroeste do país.
A informação foi divulgada pelo jornal búlgaro “24 Chasa” e repercutida pela CNN Brasil. Segundo a imprensa local, a droga estaria escondida em diversas áreas do automóvel, que levava o motorista e mais um passageiro. Ambos foram detidos por tráfico de drogas.
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. De acordo com a pasta, o carro teria sido furtado por um dos funcionários locais contratados pela Embaixada e o transporte foi feito “sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileira”. Ainda segundo o Itamaraty, o homem foi demitido por justa causa e a Embaixada está colaborando com as investigações.
Nas redes sociais, a embaixada brasileira na Bulgária também se pronunciou com uma nota. “Relativo à apreensão de veículo diplomático na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, a Embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz o comunicado.
(Metro 1)