A Via Metropolitana, mais precisamente na região da Quingoma, deve ser mesmo a opção do Grupo City para construir o tão aguardado novo CT do Esporte Clube Bahia. A reportagem do Bahia Notícias apurou que a cúpula tricolor avançou na negociação com o governo do estado e as mãos podem ser apertadas muito em breve.
A pesquisa do City para o terreno se afunilou nas últimas semanas e a estrada que liga a BA-526 à Linha Verde se tornou uma opção que se encaixa nos seguintes critérios: melhora na logística de viagens da delegação e proximidade da moradia dos atletas, comissão técnica e funcionários.
Apesar disso, o indicativo dado por interlocutores da gestão estadual é que o espaço seja uma “sobra” do que foi desapropriado para a criação da Via Metropolitana e do Hospital Metropolitano. Em reuniões recentes entre o governo do estado e o comando tricolor ficou estabelecido que a mudança de Dias D’Ávila seria uma “exigência” do Grupo City.
Até o momento, nenhum pedido de licenciamento e consulta de viabilidade para instalação do CT foi pedido à Secretaria de Meio Ambiente e órgãos subordinados, como o Inema. Para que o negócio seja fechado, os estudos ambientais do espaço precisam ser concluídos. Vale lembrar que, nos últimos anos, a região passou por grandes construções, como a própria Via Metropolitana e o Hospital Metropolitano. Essas obras renderam protestos da comunidade quilombola da Quingoma.
Enquanto o Bahia se aproxima cada vez mais de uma definição, mais possibilidades de terrenos estão sendo oferecidas. De acordo com uma fonte ouvida pela reportagem, outros locais continuam em observação para um “plano B”, caso seja necessário.
Com o novo CT pronto, o time profissional masculino e a base do Tricolor vão deixar o CT Evaristo de Macedo, em Camaçari. No momento, a ideia é deixar a estrutura para o time feminino e os projetos de iniciação.
Bahia Notícias