Micareta 2025 em Feira de Santana proíbe músicas com apologia à discriminação e à violência
Prefeitura também abre inscrições para blocos e grupos culturais no Esquenta Micareta

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou, nesta quarta-feira (26), que não serão permitidas músicas com trechos que façam apologia à discriminação, à violência ou à desvalorização de mulheres e outras minorias durante a Micareta 2025. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de maio, no Circuito Maneca Ferreira.
Além das letras ofensivas, também estão proibidas danças e coreografias que exponham mulheres a situações vexatórias. O veto se estende a músicas que façam referência ao uso de drogas ou que contenham teor homofóbico. A regra vale para trios elétricos, camarotes e demais espaços do circuito.
“No período da festa, ou em qualquer época do ano, não será aceita a ridicularização das pessoas por gênero ou opção de vida, por meio de músicas, por mais sutil que seja a construção da frase”, afirmou a gestão municipal em nota.
O cumprimento da lei municipal será fiscalizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
A Prefeitura também abriu as inscrições para blocos de rua e grupos culturais alternativos interessados em participar do Esquenta Micareta 2025. O evento ocorrerá no dia 27 de abril, das 12h às 18h, na Avenida Fraga Maia.
O objetivo é movimentar o pré-evento com apresentações gratuitas de grupos culturais e blocos de rua. As inscrições vão até o dia 2 de abril e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Rua Estados Unidos, nº 37, bairro Kalilândia, em Feira de Santana, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Documentos necessários para a inscrição:
- Ofício solicitando a participação;
- Nome da banda ou grupo e o estilo musical;
- Quantidade de participantes;
- Horário proposto para o desfile;
- Identificação do responsável (RG, CPF e contato telefônico);
- Comprovante de residência.
O desfile terá duração máxima de 40 minutos para cada bloco. Atrasos ou ultrapassagem do tempo limite podem levar o grupo ao final da fila, com a participação condicionada à disponibilidade de horário. O uso de trios elétricos, mini trios ou carros de som será proibido.
Além do Esquenta Micareta, a Prefeitura também abriu inscrições para blocos de rua, entidades micaretescas e para montagem de camarotes e arquibancadas. O prazo para cadastro também vai até 2 de abril, na Secretaria de Cultura.
Interessados em participar do Point Universitário precisam se inscrever no mesmo período.
Inspirada na antiga festa francesa “Micareme”, a Micareta de Feira de Santana é pioneira no conceito de carnaval fora de época. O evento, que influenciou diversas cidades do país, completa 40 anos do axé music em 2025.
O circuito contará com programações de blocos, cordões, batucadas e afoxés, destacando a importância do axé para a cultura baiana e para a consolidação da micareta no calendário festivo do estado.
Voz da Bahia