Polícia Militar e Civil desarticulam fabricação ilegal de espadas no bairro Tabela
O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cruz das Almas (4ª COORPIN)

Na tarde de quinta-feira (5), por volta das 16h30, equipes da Polícia Militar da Bahia (PMBA), em colaboração com a Polícia Civil e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) Cruzeiro, realizaram uma operação conjunta no Loteamento Tabela, em Cruz das Almas, para cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Ação Integrada
A operação teve início quando a guarnição da VTR 2716 solicitou apoio à equipe de motopatrulhamento durante rondas pela cidade. Juntas, as forças policiais dirigiram-se ao endereço indicado, onde encontraram em posse diversas dúzias de fogos de artifício do tipo “espadas”, já prontas para uso, além de materiais utilizados na fabricação dos artefatos.
O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cruz das Almas (4ª COORPIN), onde as medidas legais cabíveis foram adotadas.
Material Apreendido
Durante a operação, foram apreendidos:
- Diversas dúzias de fogos de artifício “espadas” prontos para uso;
- Materiais utilizados na fabricação dos artefatos.
Contexto Legal
A fabricação, posse e utilização de fogos de artifício do tipo “espadas” são atividades ilegais no estado da Bahia. Em junho de 2024, a Polícia Militar da Bahia apreendeu 700 quilos de pólvora, 300 bambus e duas máquinas artesanais utilizadas na fabricação clandestina de espadas em Cruz das Almas. Além disso, em julho de 2024, a Operação Em Chamas resultou na apreensão de 148.366 unidades de fogos de artifício irregulares em Cruz das Almas, evidenciando o esforço contínuo das autoridades para combater a produção e comercialização ilegal desses artefatos.
Forte da Noticia