Política

2020: Bellintani perde “encanto”, que políticos ligados a Rui passam a ver agora em Isidório

2020: Bellintani perde “encanto”, que políticos ligados a Rui passam a ver agora em Isidório

Deputados esquerdistas na Bahia estão notando com nitidez o que chamam de deslocamento de “encantamento” no grupo do governador Rui Costa (PT) do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, para o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).

Eles atribuem a nova onda, primeiro, à forte resistência enfrentada por Bellintani nos partidos da base de Rui, em especial no PT, onde também se pensou em alojá-lo para a disputa à Prefeitura, mas que foi tomado pela pressão pelo lançamento de uma candidatura negra.

Depois, às dificuldades que passou a viver no comando do Bahia, que, apesar das ‘mãozinhas” que recebe, até do próprio governo, não dá uma dentro, devendo finalizar o campeonato em posição pior do que aquela em que o presidente o encontrou.

Neste cenário, Isidório, que promove um auto-burilamento para se apresentar mais palatável às faixas do eleitorado que poderiam se assustar com a figura grotesca de “O Doido”, personagem com que costuma se apresentar em suas quase-performances políticas, chegou como uma flecha, com tendências de acertar o coração dos políticos do grupo.

O senador Otto Alencar, que comanda o PSD, foi o primeiro a notar que aliar-se ao deputado que elegeu-se à Assembleia carregando numa mão um botijão de gás – em protesto contra os aumentos abusivos do combustível – e na outra a Bíblia pode dar excelente liga.

Motivado a colocar um pé em Salvador, Otto acolheu o deputado e, por seu intermédio, Isidório, inclusive, já faz aulas sobre Salvador. O senador Jaques Wagner (PT) já tinha percebido que a força eleitoral do deputado poderia ser bem empregada nas eleições municipais muito antes do atual movimento em torno de Isidório.

Em conversas com deputados de seu grupo, ante à cara de espanto que faziam ao ouvi-lo falar com certa animação da figura do deputado, recomendava que “deixassem” de preconceito. Recentemente, pelo menos em duas oportunidades, repetiu que Bellintani nunca foi coisa da cabeça dele, como que atribuindo seu aparecimento a forças “alienígenas”.

Ao sair de um encontro com o senador, um parlamentar o resumiu: – Há sinais claros de desembarque do projeto Bellintani! O governador Rui Costa (PT) é outro que nunca desconsiderou os cerca de 180 mil votos que Isidório teve para deputado federal só em Salvador, no ano passado, como uma força que não pode ser desconsiderada.

Desde a eleição municipal passada, de 2016, já se estimulava com especulações sobre a possibilidade de “O Doido” concorrer, mas acabou tendo que recuar diante da força que a candidatura de Alice Portugal à Prefeitura ganhou em seu grupo, depois da aliança com Otto.

Num cenário com Isidório, as forças esquerdistas acreditam que o PT pode sair sozinho com candidato próprio, assim como o PCdoB, que já lançou a deputada estadual Olívia Santana, e o Podemos, que marchará com o deputado federal Bacelar.

O próprio Bellintani também não seria descartado, desde que queira encarar o repuxo, já que perdeu a condição de “queridinho” do grupo. Estariam entre eles aqueles que podem ser escolhidos, na eventualidade de fecharem alianças antes do primeiro turno, para disputarem a vice.(Politica Livre/Foto: Divulgação/A Tarde)

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet