Micareta de Feira de Santana será transferida para novembro a partir de 2026
A mudança da data atende a um pedido de 70% da população e visa garantir mais tempo para a organização e captação de patrocínios.

A Prefeitura de Feira de Santana confirmou, em coletiva de imprensa com o prefeito José Ronaldo (UB) realizada nesta terça-feira (30), que a Micareta de 2026 será realizada no mês de novembro. A alteração, saindo do período tradicional pós-Carnaval, atende a uma pesquisa de opinião que apontou que 70% da população e dos segmentos envolvidos são favoráveis à nova data. O anúncio formaliza uma antiga reivindicação de foliões e empresários do setor de eventos.
A principal justificativa para a transferência é o ganho de tempo para organização e captação de recursos. O prefeito explicou que, no ciclo tradicional, o período curto entre o Carnaval e a Micareta dificultava a confirmação de patrocinadores. Com a nova data em novembro, a organização e o mercado terão quase um ano para se planejar.
O prefeito José Ronaldo argumentou que a decisão foi baseada em uma consulta.
“Nós ouvimos na sociedade foi uma maioria esmagadora de comentários positivos pela mudança da data. E não ficando contente de ouvir essas manifestações, […] nós fizemos também uma pesquisa e cerca de 70% da população diz ‘sim’ para a mudança para novembro.”, disse
A proximidade com o verão e o Carnaval de Salvador também é vista como uma oportunidade para atrair turistas que buscam uma opção de festa com atrações similares e custo mais acessível.
O prefeito e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, detalharam que a festa passará a ser realizada em novembro com o objetivo de contornar os transtornos provocados pela chuva e permitir um tempo maior para a organização do evento.
A definição dos dias exatos em que a festa será realizada será debatida na próxima terça-feira (07), em reuniões com a presença de artistas e outros representantes da sociedade. O prefeito José Ronaldo se comprometeu a ouvir as opiniões antes da decisão final. Empresários e dirigentes de blocos presentes ao anúncio, como Antônio Dygs, Valter Lima e Erivaldo Cruz, comemoraram a mudança, classificando a alteração como uma “transformação” e uma “valorização” da festa.
Forte na Notícia