Geral

Justiça condena Valério e Tolentino por mensalão mineiro, diz MPF

Marcos Valério e Rogério Tolentino foram condenados à prisão em ação relacionada ao esquema conhecido como mensalão mineiro, também chamado de valerioduto tucano, segundo o Ministério Público Federal em Belo Horizonte. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14).
Ainda de acordo com a Procuradoria na capital mineira, Valério foi condenado por corrupção ativa, já Tolentino, por corrupção passiva. A pena de ambos é de 4 anos e 4 meses de prisão. A Justiça considerou que eles estão envolvidos em um esquema de corrupção para favorecer, na campanha eleitoral de 1998, o então governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), candidato à reeleição, e o vice Clésio Andrade. 
Neste caso, segundo a denúncia do MPF, entre setembro e outubro de 1998, Rogério Tolentino foi cooptado por Valério para que, como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), favorecesse os então candidatos Eduardo Azeredo e Clésio Andrade, que disputavam a eleição para o governo estadual. Tolentino teria recebido R$ 303.350. 
De acordo com o MPF, a Justiça considerou que ele “votou sistematicamente em prol das teses sustentadas pelo partido do candidato Eduardo Azeredo e seu vice, ainda que ao final não tenham sido todas acatadas pelo órgão colegiado”. Ainda segundo a Procuradoria, os votos de Tolentino nestes processos eleitorais “eram concomitantes aos recebimentos das quantias, para as quais inexiste qualquer lastro e mediante dissimulação de sua origem”.(G1)

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet