CulturaGeral

Hoje é celebrado o Dia de Santo Antônio

Hoje é celebrado o Dia de Santo Antônio

Foto: Reprodução

Hoje é celebrado o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos pobres e com fama de casamenteiro. Para além de juntar casais apaixonados, existe uma outra tradição neste dia 13 de junho, a distribuição de pães bentos.

Os chamados “pãezinhos de Santo Antônio”, entregues durante as missas, são colocados pelos fiéis em latas de farinha e de outros alimentos. É que segundo a crença da Igreja Católica, quem levar o pão distribuído nesse dia para casa sempre terá à mesa o que comer.

O Frei Carlos Antonio da Silva, pároco do Santuário Santo Antonio, em Brasília, conta como surgiu a tradição. Segundo ele, tudo começou quando o santo resolveu distribuir os pães que havia no convento para os pobres, de modo que faltaria para o café da manhã dos monges. “Aí o Santo pede que o padeiro vá lá na cesta, e quando vê, está cheinha de pães”, conta o religioso.

Rosa Maria Soares, ministra da eucaristia da Igreja de Santo Antonio, é devota há 53 anos. Ela e o marido, Mario Sergio Marques, atribuem a superação de momentos difíceis da família à fé no Santo.

A distribuição dos pães acontece durante todo dia nas igrejas católicas de todo o Brasil. Em Brasília, os pães abençoados serão embalados e entregues a cada fiel em um pacotinho. Por causa da pandemia, serão seguidos protocolos de  segurança para evitar aglomerações, como medição de temperatura, fornecimento de álcool em gel, além de espaçamento entre os fieis.

Também estão previstas missas virtuais em todo o país.

(Agência Brasil)

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo