Geral
Justiça decide por novas eleições da Mesa Diretora da Câmara
Após parecer favorável ao mandado de segurança impetrado pelos vereadores Osvaldo da Paz e Valtercio Filho, o juiz Lucas de Andrade Monteiro decidiu pela anulação da eleição para Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do município de Cruz das Almas, realizada no dia 01 de janeiro de 2017. A decisão foi publicada na manhã desta quarta-feira (16).
O parecer foi baseado na violação do artigo 50, § 1, da Constituição Federal que assegura a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. A decisão orienta que na próxima reunião do Poder Legislativo seja realizada novas eleições para a Mesa Diretora para o término do mandato relativo ao biênio 2017/2018.
Na publicação, o juiz ainda adverte os vereadores pela recorrência de intervenções judiciais no Poder Legislativo. “Não se pode deixar de ressaltar o inconveniente de, já pela segunda vez nos últimos anos, o Poder Judiciário intervir nas eleições do Poder Legislativo justamente por conta da omissão do regimento interno do parlamento cruzalmense em regulamentar o processo eleitoral. Talvez devam os senhores Vereadores refletir sobre a necessidade de garantir segurança jurídica e definitividade ao processo eleitoral interno por meio de emenda que inclua no regimento regras claras, objetivas e detalhadas sobre a composição da Mesa Diretora, em atenção à proporcionalidade”, escreveu.
Por ser o parlamentar de mais velho, Carlos Borges (PT) passa a assumir interinamente a presidência da Câmara. Ainda cabe recurso.(Forte na Notícia)