EsporteGeral

PF apura esquema de compra de votos envolvendo presidente da CBF

Foto: Staff Images/CBF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) uma operação contra um esquema de compra de votos relacionado às eleições municipais de 2024. A ação ocorre simultaneamente em Boa Vista (RR) e no Rio de Janeiro, com o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. As informações são do telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo.

Entre os principais alvos da operação estão a deputada federal Helena Lima (MDB), seu marido, o empresário Renildo Lima, e o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. Agentes da PF estiveram na residência de Xaud e também na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

As investigações começaram em setembro de 2023, antes do período eleitoral. Na ocasião, Renildo Lima foi preso em flagrante com R$ 500 mil em espécie, parte do qual estava escondida em sua cueca. O caso levantou suspeitas de prática de corrupção eleitoral.

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF em 25 de maio de 2025, após a saída de Ednaldo Rodrigues do cargo. Seu mandato vai até 2029. Mesmo sendo candidato único, Xaud não recebeu todos os votos possíveis, obtendo 103 pontos de um total de 141, em eleição que contou com 26 federações estaduais e 20 clubes.

A operação da Polícia Federal visa aprofundar a apuração sobre o uso de recursos ilegais para interferência no processo eleitoral e possíveis conexões com outras esferas institucionais e esportivas.

Voz da Bahia

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet