De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira (23), 66% dos brasileiros acham que é preciso limitar as decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o levantamento foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 19 a 22 de outubro.
Além dos que apoiam a limitação de poderes dos ministros, outros 23% discordam da medida, outros 2% nãonão concordam e nem discordam e 9% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos e tem 95% de confiabilidade.
Além desses resultados, outros 68% dos entrevistados afirmaram que os magistrados deveriam ter um mandato fixo contra 21% que acham que eles não devem ter um tempo determinado na Corte. 2% não concordam ou discordam e 9% não sabe ou não responderam.
Na última quarta-feira (22), o plenário do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas no STF e a medida agora deverá seguir para análise na Câmara dos Deputados.(Metro1)