GeralNotícias do Recôncavo

São João da Bahia pode se tornar símbolo global como o Carnaval, dizem autoridades e setor hoteleiro

Festejo junino atraiu 1,8 milhão de turistas e gerou R$ 2,3 bilhões na economia; número de estrangeiros cresceu mais de 50%

Foto: Prefeitura de Santo Antônio de Jesus

O São João da Bahia de 2025 consolidou-se como um dos principais eventos turísticos do país, com a marca histórica de 1,8 milhão de visitantes e R$ 2,3 bilhões injetados na economia do estado.

Mas, além dos números recordes, a edição deste ano ganhou destaque pela presença crescente de turistas internacionais, sinalizando que a festa junina pode alcançar o mesmo patamar de reconhecimento global que o Carnaval baiano.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), mais de oito mil turistas estrangeiros visitaram o estado apenas em junho — um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2024. Para o secretário da pasta, Maurício Bacelar, esse movimento reforça o potencial da festa como novo símbolo da identidade cultural baiana no cenário global.

“Por conta da força cultural que esse festejo tem, pode se transformar em mais um símbolo da Bahia. Trabalhando nosso patrimônio histórico, arquitetônico, natural e cultural, fizemos da Bahia a liderança do turismo nacional e ampliamos a atração de turistas internacionais”, afirmou Bacelar.

O secretário atribui parte desse crescimento à ampliação da malha aérea internacional, que hoje conecta diretamente o estado aos principais mercados emissores de turistas. Segundo ele, nas 13 zonas turísticas da Bahia foi registrada presença de estrangeiros durante os festejos juninos.

A ocupação hoteleira refletiu esse sucesso. Em cidades como Lençóis, Mucugê, Amargosa, Cruz das Almas e Jequié, os hotéis atingiram 100% da capacidade durante o São João. Já em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a taxa foi de 90%.

Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), considera o avanço do São João um alívio para a baixa temporada. “Vejo esse movimento como muito positivo. O São João como produto turístico precisa seguir se fortalecendo. Ele pode sim se tornar um símbolo global da Bahia, assim como o Carnaval”, destacou.

A Setur-BA também conduziu uma pesquisa de demanda turística, colhendo dados sobre o perfil e a avaliação dos visitantes em cidades como Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Lençóis, Jequié, Serrinha e Senhor do Bonfim. As informações servirão de base para o planejamento da edição de 2026.

Somente no primeiro semestre de 2025, a Bahia recebeu 99.958 turistas internacionais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com apoio da Polícia Federal. O número representa um crescimento de 62% em relação a 2024, embora ainda não supere o recorde de 2007, quando o estado registrou mais de 101 mil visitantes estrangeiros.

Os números e projeções do São João foram debatidos durante conferência realizada na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), dentro do ciclo de debates ABI 95+5.

O presidente da entidade, Ernesto Marques, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do estado e defendeu a promoção de informações qualificadas para apoiar a organização, valorização cultural e atração de investimentos para a festa.

Voz da Bahia

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet