Geral

Servidores terão aumentos em abril e julho

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou em sessão que adentrou a madrugada de ontem o reajuste dos salários dos servidores estaduais. Em acordo feito pelas lideranças da Casa e com os sindicatos de servidores, a segunda parte do aumento (3,84% sob o salário já reajustado), originalmente prevista para setembro, foi antecipada para julho. A primeira parte do reajuste, de 2% retroativo a janeiro, já será paga no fim deste mês. 

No total, todas as categorias de servidores estaduais terão aumento linear de 5,91% em relação ao salário pago até dezembro do ano passado. “Essa antecipação foi fruto de negociações com os sindicatos; um esforço do governo para atender as reivindicações”, destacou o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Adriano Tambone. 


A Saeb é o órgão do governo responsável pela folha de pagamento do funcionalismo. Segundo Tambone, carreiras como a de médico e professor universitário, que realizam negociações à parte com o governo, terão outras alterações salariais, conforme cada uma dessas negociações forem sendo concluídas. 


“Os aumentos em abril e julho, nesses moldes, valem para carreiras como professor, investigador policial e perito criminal, por exemplo”, disse o superintendente. 


Tombone confirmou que a complementação dos salários de janeiro, fevereiro e março – pagos sem o reajuste aprovado ontem – serão pagos na folha de abril. “Além de receber o salário do mês já reajustado em 2%, o funcionário público receberá a diferença entre o novo salário e o antigo correspondentes aos meses de janeiro, fevereiro e março”, afirmou.


Segundo  o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), essa antecipação do percentual de 3,84% foi fruto de uma negociação com representantes dos servidores estaduais. “Foi uma semana de discussões. Com as contas em mãos, fizemos o máximo para alcançar o êxito”, afirma. 


Ele ressalta que esse reajuste é linear, ou seja, abrange todo o funcionalismo, mas categorias específicas, como as de Educação e de  Segurança, contam também com negociações à parte. “A votação foi tranquila. Como já era esperado, a oposição tentou obstruir a pauta, fazendo a parte dela, mas conseguimos aprovar”.( Correio)

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet