Tradicional festa universitária é cancelada em Cruz das Almas devido a risco de metanol em bebidas
Tradicional evento de calouros de Agronomia, marcado para sábado (11), foi cancelado por causa da “crise de saúde publica de intoxicação por álcool adulterado no país.

Uma tradicional festa de calouros com estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, foi cancelada nesta quarta-feira (08). A decisão foi tomada em razão dos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas no país. Lembrando que todos os casos suspeitos da substância na Bahia foram descartados pela Secretaria de Saúde do Estado, mas as fiscalizações continuam em Salvador.
Segundo os organizadores da festa, intitulada Alcoolheita, o evento estava programado para acontecer neste sábado, dia 11. Em nota divulgada nas redes sociais, a organização informou que a Alcoolheita teve que ser cancelada. Eles alegam que: “essa decisão foi tomada em face da atual crise de saúde pública relacionada a casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas que assolam o país, com dezenas de notificações confirmadas ou em investigação.”
O cancelamento ocorre em meio a um cenário de alerta nacional, que inclui a confirmação de mortes após o consumo de bebidas destiladas contaminadas e um apelo à população para que evite consumir destilados até que a situação esteja controlada.
Outro trecho da nota da organização justifica a medida: “Diante deste cenário de risco à saúde dos participantes e para priorizar a segurança coletiva, o evento se torna inviável e sua realização irresponsável.”
A organização da Alcoolheita também garantiu o reembolso. “Pedimos a compreensão de todos os envolvidos e informamos que os procedimentos para reembolso, devolução de valores pagos serão divulgados em breve por nosso Instagram.” No entanto, até o momento, não foi informado o procedimento específico para o estorno dos valores pagos pelos alunos.
Forte na Notícia