EsporteGeral

Oliveira Canindé diz que fator emocional é o mais importante em uma decisão

Oliveira Canindé diz que fator emocional é o mais importante em uma decisão

Foto: Max Haack/Ag. Haack

Com um grupo que mistura atletas jovens e experientes, o Bahia de Feira chegou à final do Campeonato Baiano sob o trabalho do técnico Oliveira Canindé, contratado durante a pré-temporada. Em busca do título contra o Atlético de Alagoinhas, o treinador contou quais os principais fatores que vão influenciar nos jogos decisivos e ressaltou a importância não só estadual, como nacional, da disputa de um título por times do interior da Bahia.

“Eu confio muito no grupo que nós temos. Mas, tem muitas coisas no futebol, principalmente o emocional, que é muito difícil de se trabalhar. Você nunca sabe como o atleta vai reagir quando começa um jogo. Como nós temos um grupo misto, de jovens e de atletas com mais rodagem, a gente espera que tenhamos um pouco mais de tranquilidade”, declarou o comandante do Tremendão em entrevista ao programa BN na Bola, da rádio Salvador FM 92.3, apresentado por Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama.

“Temos equilíbrio e isso faz a diferença. (…) Embora saibamos que será um jogo muito difícil. Precisamos fazer de tudo para trazer o título para Feira de Santana”, completou.

Na disputa pelo título estadual, três nomes no elenco de Canindé estão em busca do bicampeonato com o Bahia de Feira. Diones, Paulo Paraíba e Bruninho foram campeões pelo clube em 2011 e vão, novamente, em busca de levantar o troféu. Para o treinador, é fundamental passar a importância da história desses atletas e suas aspirações para os demais.

“Eu tenho conversado com eles citando, exatamente, os três. A importância de você ser campeão, de ter uma história dentro do clube e de você passar essa importância para outros que não sabem o quão importante é você ganhar e chegar num título como esse. Eu sou de um jeito que, quando os atletas passam de determinada idade e nós vamos correr atrás de contratar alguém, eu pergunto ‘foi campeão onde?’”, declarou o técnico.

“Quando se chega numa hora como essa, de decidir, para quem já chegou, você não abre mão, em hipótese nenhuma, de mais uma conquista, você quer vencer a todo custo. Então, você faz com que os outros acreditem e levantem em busca do tão sonhado título”, destacou.

No primeiro jogo da final, o Tremendão joga fora de casa. No momento, o gramado do Estádio Carneirão vem sofrendo com fortes chuvas. Mas, como o Atlético de Alagoinhas treina no local, tem a vantagem de conhecer bem o espaço. Segundo Canindé, todo aspecto favorável deve ser aproveitado em um duelo para buscar o melhor resultado e, no momento em que a final for decidida na Arena Cajueiro, a vantagem será do seu grupo.

“Eu acredito que o que você tiver a seu favor, você tem que valorizar. De alguma maneira, tem que te beneficiar. Como eles tem o campo deles, que com certeza beneficiará a maneira deles de atuar, de jogar, tudo é diferente para nós, da mesma maneira o nosso vai nos beneficiar. A parte emocional, numa decisão, é mais importante do que qualquer outra coisa. Mas, se você tem um campo, que você está dentro dele quase todos os dias, então algum benefício tem”, opinou.

Valorizando uma final entre dois times do interior, Oliveira Canindé destacou a relevância do confronto não só para o futebol baiano, mas também para o esporte em âmbito nacional e o quanto o Bahia de Feira vai buscar aproveitar dessa chance.

“Eu acho que é um sentimento que você imagina é que tem uma família, como eu tenho, tenho amigos por onde eu passei, e eles estão todos ligados em tudo que acontece aqui. O Brasil todo está sabendo. Então, acho que não se pode deixar escapar uma oportunidade dessa sem que você entre para a história. Eu quero fazer de tudo para que o título fique aqui. É uma importância grande, você não vê no Brasil isso acontecer, dois times do interior decidir. Esperamos que esses clubes emergentes possam crescer e se mostrar a nível nacional para que o futebol baiano cada vez mais se fortaleça e tenha outros representantes, que não apenas Bahia e Vitória”, comentou.

“É um momento muito especial para nós e felizmente eu estou vivendo ele. Temos um momento de contar uma história depois. Espero que tenhamos a felicidade dessa conquista”, finalizou o treinador do Bahia de Feira.

A partida contra o Atlético de Alagoinhas, pelo jogo de ida da final, acontece neste domingo (16), às 16h.

(Bahia Noticias)

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet