Geral

Muritiba: Médicos enviam carta a Sindicato e notificam desligamento do Hospital: “Nem pagamento, nem satisfação

A situação do município de Muritiba há 130 km de Salvador voltar viver dias de preocupações com a situação que se encontra o setor de Saúde. Nesta segunda-feira o Voz da Bahia informou com exclusividade o desligamento dos médicos plantonistas que exerciam suas funções no único Hospital da cidade. Contudo após a matéria o Sindicato dos Médicos na Bahia emitiu uma nota informando que os quatro médicos que prestavam serviços para a Secretaria de Saúde se desligaram coletivamente após conviver praticamente o ano inteiro com o grave problema dos atrasos de pagamento. Numa carta publicada o Sindimed destaca que no dia 30 de novembro, os profissionais disseram que a situação se agravou a partir de maio quando, além de atrasar as remunerações, a Secretaria Municipal de Saúde deixou de dar qualquer satisfação quanto à provável data de pagamento dos plantões realizados.
Diretor médico pede demissão:
De acordo com o comunicado do Sindicato, o diretor médico Luis Carlos Magalhães atuou numa incessante luta junto ao município para que os pagamentos dos médicos fossem realizados. Segundo a informação, houve regularização dos meses pendentes, mesmo assim de forma parcial. O mesmo problema se repetiu em agosto e setembro, agravando ainda mais a situação financeira dos médicos. Só após manifestações e a resistência em prosseguir nos plantões, um novo pagamento foi depositado na conta bancária dos plantonistas. Após o atual prefeito Roque Luis Dias dos Santos – Roque Isquem  PDT- perder as eleições a situação se agravou mais ainda, houveram demissões em massa nos recursos humanos, ausência constantes de matérias essenciais para o trabalho dos médicos e suas equipes de apoio, como luvas, seringas, medicações e outros. Diante do grave quadro e colocando vidas em riscos se assumisse a responsabilidade, o diretor médico pediu demissão do cargo, no ultimo dia 29, sendo que no dia seguinte os médicos enviaram uma carta ao a Secretaria de Saúde informando seus desligamentos.
Saúde negligenciada:
A carta do Sindicato afirma que a Saúde de Muritiba foi tratada com desrespeito e negligenciada e que não houve ao menos uma satisfação aos profissionais que se dedicaram ao longo do ano em cumprir com suas funções. Os médicos do Hospital de Muritiba mantiveram o cumprimento das escalas de plantão nos meses de outubro e novembro, informa a nota, mesmo sem receber. Os profissionais se desligaram em dezembro após não serem ignorados pela prefeitura local, sobre seus salários. 
Reportagem e Foto Fábio Santos/ Voz da Bahia

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet