Geral

Aulas remotas da rede estadual de ensino começam hoje

Aulas remotas da rede estadual de ensino começam hoje

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O início o ano letivo 2020/2021 da rede estadual de ensino na Bahia começa nesta segunda-feira (15) com uma aula magna, às 8h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Educação Bahia no Youtube e pelo canal Educa Bahia, na TVE. A aula inaugural, mediada pelo jornalista Raoni Oliveira, será momento de os estudantes conferirem mais informações sobre as atividades pedagógicas e os recursos tecnológicos a serem adotados.

A atividade contará com uma mensagem do governador Rui Costa e com as presenças do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e seus familiares. Os participantes contarão, ainda, com apresentações culturais de estudantes, além da exibição de um vídeo sobre o legado de Paulo Freire.

O ensino, por enquanto, será de forma 100% remota e vai contemplar todos os alunos da rede estadual, garantiu o governador Rui Costa. A volta do modo presencial não tem data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à covid-19 no estado. O planejamento da Secretaria da Educação prevê a realização dos dois anos letivos, 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 42 semanas de aulas, 228 dias letivos e 1.500 horas aula.

Três fases

Serão três fases de atividades escolares. Primeiro, a etapa 100% remota, que começa hoje. As aulas serão transmitidas em salas do Google, no YouTube e através do Canal Educa Bahia, na TVE, que terá programação educativa diariamente. Os professores vão gravar o conteúdo, e depois disponibilizar o material para os alunos através dessas plataformas.

Durante o Papo Correria do dia 23 de fevereiro, o governador Rui Costa destacou que o governo buscou a melhor alternativa para contemplar todos os estudantes. “Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou.

Depois, será a vez da fase híbrida. O estudante conciliará o Tempo Casa e o Tempo Escola, ou seja, as turmas serão divididas e os estudantes estarão três dias na escola e outros três realizando as atividades em casa, para evitar aglomeração. Por fim, na fase três, ocorrerá a retomada das aulas 100% presenciais. Já com segurança, os estudantes terão aulas na escola durante seis vezes na semana.

Como vai funcionar?

Com a realização de dois anos letivos em um, a rede estadual implanta o currículo contínuo, o que significa que o estudante fará a série que cursava em 2020 e, gradativamente, avançará para a série seguinte, em regime especial.

Durante a fase um, o aluno terá o auxílio de livros didáticos e de literatura, cadernos de apoio, reforço pelo Whatsapp (com texto e vídeos mais curtos, e que consomem menos pacotes de dados), simulados e sala virtual Google; atividades complementares, com o programa Mais Estudo virtual, cursos on-line, iniciação científica e projetos estruturantes e de vida.

Enquanto não for possível o retorno das aulas presenciais, os alunos estudarão em casa e os professores farão acompanhamento pedagógico à distância, com uso de ferramentas digitais e analógicas. Eles e seus responsáveis receberão as orientações sobre as rotinas e planos de ensino, feitas pela escola, através dos meios de comunicação disponíveis. Os que tiverem acesso à internet poderão acessar os conteúdos e responder às atividades de forma virtual.

Além do canal de TV Educa Bahia, um canal no YouTube (educabahia.ba.gov.br) exibirá aulas e programas com conteúdos pedagógicos, incluindo aulas do EMITEC (Ensino Médio), do curso ENEM gratuito e da Hora do ENEM (para concluintes) e do programa Vamos Aprender e Estude em Casa (para o Fundamental e o Médio).

Também será iniciado o programa Mais Estudo, com envolvimento de 52 mil estudantes em atividades de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática para contribuir com a aprendizagem dos colegas. Na prática, os melhores alunos da turma vão ajudar como monitores nas atividades escolares, e terão direito a uma bolsa de R$ 100 durante dez meses. Esses alunos serão escolhidos com base no bom desempenho e frequência escolar dos anos anteriores.

(Correio)

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Mostre mais

Natan Mobuto

Radialista/Locutor na empresa TVNBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Lobo 888 Luvabet